Dentista, leia e informe-se sobre odontologia com quem trabalha para isso AGDent!

Criar um fluxo de trabalho para sua clínica é muito importante!

Cada dia é mais importante uma boa gestão e administração. Bons dentistas muitas vezes tem dificuldade em administrar suas clínicas, pois exercer o trabalho, realizar atendimentos, cirurgias entre outros e ainda cuidar de questões de fluxo de trabalho é um tanto complicado, possível, porém complicado.


Com isso surgiu a Franquia de Clínica Odontológica, claro que é esperado cada franquia ter o mínimo diferencial entre elas e também facilidades já que você estará pagando royalties para eles. Porém, o maior diferencial de ter uma Franquia Odontológica é ter um fluxo de trabalho organizado.


O que as franquias fizeram foi nada mais nada menos que organizar e realizar uma melhor gestão das clínicas, claro que tudo dependendo do franqueado. Nós do AGDent CRM Odontológico tivemos contato com algumas franquias e dentistas franqueados e conseguimos visualizar que o fluxo de trabalho é muito importante, porém ao mesmo tempo muito particular.

Franquias cobram fluxo de trabalho por organização e vários outros fatores, porém também para ter um melhor controle sobre o franqueado, mas não imagine que isso não pode ser extremamente útil para você e sua clínica.


Vamos fazer alguns exemplos e relações.

Hoje quando um paciente chega em sua clínica, como você procede? Você conta com uma secretária? Você mesmo faz o agendamento dele ou já realiza o atendimento? Retornos como são marcados? Enfim…



Abaixo temos um exemplo de fluxo de trabalho para clínica odontológica:

- Chegou o paciente;
- Secretária realiza o primeiro atendimento e agenda sua avaliação (mesmo que para a hora);
- Seu paciente é chamado e a avaliação/orçamento é criado pelo dentista;
- Você dentista cria a avaliação (orçamento) e direciona novamente para a Secretária;
- A secretária ou diretor administrativo/comercial com a avaliação em mãos vai para uma sala privada(preferencialmente) onde apresenta o orçamento e negocia valores, formas de pagamento etc…- Orçamento Aprovado (efetivado), gera-se o contrato (caso utilize), emite as parcelas e agenda o início do tratamento;
- O paciente retorna para iniciar o tratamento;

(o fluxo é o mesmo do inicio de agendmento porém sem orçamento)

- Continuidade no tratamento: o paciente frequenta a clínica, sua secretária realiza agendamentos e os tratamentos são realizados, com procedimento sendo finalizado e devidamente marcado;
- Finalização, o paciente recebe um termo de finalização do tratamento;

*após 30 ou 60 dias a secretária entra em contato para realizar pós-venda / re-venda



Percebeu como é o fluxo? Não é tudo responsabilidade do dentista!

A secretária tem um grande papel, caso haja um administrador/comercial também tem uma grande participação isso tudo divide as responsabilidades deixando o foco principal de cada profissional em suas atividades. Além disso, seu paciente e cliente verifica que há uma ordem de atendimento mostrando toda a organização da clínica.



Este foi um exemplo de fluxo de trabalho para clínica odontológica. Obviamente que cada clínica, cada profissional tem sua peculiaridade e sua personalidade ao atender, porém, ter um padrão ajuda em vários sentidos!


O AGDent CRM Odontológico tem e conta com um fluxo de trabalho e padronização. Porém, não de modo engessado, ou seja, se na sua clínica você não usa contratos, você pode usar somente a área de agendamento e geração de orçamento, pois entendemos que cada clínica e cada dentista tem sua maneira de trabalhar!


Você consegue identificar o fluxo de trabalho atual de sua clínica? Ele existe e é funcional?

Caso não, experimente implementar um fluxo em sua clínica!


O fluxo de trabalho é muito importante, traz responsabilidades, credibilidade e principalmente organização.

AGDent Administração e Gestão de Clinicas Odontológicas